São Paulo, segunda-feira, 04 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Físico brasileiro participa de equipe da Nasa

DA REPORTAGEM LOCAL

O físico brasileiro Paulo Antônio de Souza Júnior ajudou a desenvolver um instrumento para estudar o solo de Marte que, antes mesmo de ir ao espaço, já está ajudando a fazer controle de poluição em Vitória (ES).
Trata-se do Mimos, um equipamento do tamanho de um mouse que é capaz de analisar a composição de compostos de ferro. Souza Júnior começou a trabalhar no sistema em 2000, durante seu doutorado no Instituto Max Planck, na Alemanha.
Seu trabalho com o Mimos na Europa motivou a Nasa (agência espacial americana) a convidar Souza Júnior, que trabalha hoje na Companhia Vale do Rio Doce em Vitória, para se juntar à equipe de cientistas da missão americana a Marte em janeiro de 2004.
"O equipamento foi desenvolvido originalmente para sondas espaciais", conta Souza Júnior. "E é legal observarmos que Vitória, uma cidade brasileira, está sendo pioneira no uso do sistema para controle ambiental." (SN)


Texto Anterior: Espaço: UE, Japão e EUA preparam ataque a Marte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.