UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

COLUMBIA

O'Keefe diz que é preciso esperar fim de inquérito

Diretor da Nasa rejeita acusações de erro de avaliação em acidente

DA REDAÇÃO

O diretor da agência espacial norte-americana, Sean O'Keefe, disse ontem que o comando da Nasa agiu corretamente ao desconsiderar alertas de engenheiros sobre os riscos corridos pelo ônibus espacial Columbia, enviados por e-mail dias antes do acidente.
Para O'Keefe, só a conclusão das investigações sobre a tragédia, que matou sete astronautas no dia 1º de fevereiro, poderá dizer se a Nasa precisa modificar a forma como administra problemas em seus vôos espaciais. Muitos críticos da agência afirmam que os alertas por e-mail deveriam ter chegado ao comando da Nasa -recentemente, O'Keefe disse só ter tomado conhecimento deles depois da explosão da nave.
De acordo com o diretor da agência, contudo, ainda é prematuro exigir mudanças, já que não se sabe se os riscos apontados pelos engenheiros foram realmente a causa do acidente. "Vamos julgar se esse é realmente o caso quando tivermos os fatos", afirmou O'Keefe.
O diretor da Nasa disse também que havia conversado com um dos engenheiros a tomar parte na troca de e-mails. Segundo O'Keefe, o funcionário teria dito a ele que nenhum dos engenheiros achava que a destruição do Columbia fosse iminente.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Arqueologia: Homem é inocente de extinção primitiva
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.