São Paulo, quarta-feira, 05 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

AMBIENTE

Justiça dos EUA barra uso de sonar que desorienta baleias

DA ASSOCIATED PRESS

A Justiça dos EUA concedeu anteontem uma liminar a ambientalistas que querem impedir navios militares de usar sonares em exercícios de guerra no Havaí. Biólogos acreditam que o aparelho deixe baleias atordoadas e possa desorientar os animais em trajetórias de migração.
O treinamento da marinha norte-americana com sonares de alta intensidade -que servem para localizar submarinos- tinha início marcado para amanhã, mas permanece embargado.
A decisão judicial saiu alguns dias após o Departamento de Defesa dos EUA ter concedido aos militares uma permissão para descumprir leis de proteção ambiental. A marinha poderia então usar no exercício um "sonar ativo de freqüência média".
Pesquisadores acreditam que o uso de sonares tenha sido a causa de um "tumulto" envolvendo mais de 150 baleias desorientadas em 2004 em águas próximas ao Havaí.


Texto Anterior: Espaço: Discovery viaja a estação espacial em missão crítica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.