São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA 2

Benveniste morre aos 69 anos em Paris

DA REDAÇÃO

O imunologista francês Jacques Benveniste, que ficou famoso por ter protagonizado a célebre controvérsia científica sobre a "memória da água", morreu anteontem em Paris aos 69 anos.
Em seu laboratório no CNRS (Centro Nacional para a Pesquisa Científica), Benveniste descobriu, em 1970, um mecanismo básico das alergias e da asma, o PAF-Acether (fator de ativação de plaquetas). No final da década de 80, criou polêmica ao propor que soluções ultradiluídas eram capazes de ativar células do sistema imunológico -o que explicaria o funcionamento da homeopatia.
Benveniste mandou seu estudo para a revista "Nature", que aceitou publicá-lo sob a condição de que faria uma inspeção em seu laboratório depois. A inspeção revelou problemas com o experimento, e o francês virou motivo de piada. Mesmo assim, ele insistiu na teoria e afirmou que a "memória" da água podia ser transmitida digitalmente, via modem.


Texto Anterior: Memória: Morre aos 80 a psicóloga Carolina Bori
Próximo Texto: Medicina: Americanos de faro fino ganham o Nobel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.