São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Morre aos 80 a psicóloga Carolina Bori

DA REDAÇÃO

A psicóloga Carolina Bori morreu ontem, aos 80 anos, no Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo), de complicações decorrentes de uma pneumonia. Bori era presidente de honra da SBPC (Associação Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição na qual exerceu diversos cargos continuamente desde 1969, inclusive a presidência (entre 1987 e 1989).
Paulistana, filha de italianos, Bori era professora aposentada do Instituto de Psicologia da USP, que ajudou a fundar. Ela participou das primeiras pesquisas de campo em psicologia social do país e foi uma das responsáveis pela introdução no Brasil da análise experimental de comportamento. Durante sua carreira, orientou mais de cem teses de mestrado e doutorado e era conhecida por ser rigorosa em relação ao método científico e à experimentação, aproximando a psicologia das demais ciências.
Além da SBPC, a psicóloga ajudou a criar outras instituições ligadas à divulgação científica, como o Ibecc (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura), a Associação Interciência e a Estação Ciência, da USP.
O velório acontece hoje na biblioteca do Instituto de Psicologia da USP, a partir das 10h.


Texto Anterior: Embrapa agora anuncia a filha do clone
Próximo Texto: Memória 2: Benveniste morre aos 69 anos em Paris
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.