São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Juiz suspende criação de duas novas unidades

DO ENVIADO A BELÉM

O Ministério Público Federal do Pará conseguiu, na última hora, suspender a criação de duas das nove unidades de conservação propostas pelo governo Jatene. A Floresta Estadual Amazônia (512 mil hectares) e a Área de Proteção Ambiental de Santa Maria de Uruará (942 mil hectares) saíram do bloco por uma liminar da Justiça Federal de Altamira, expedida no sábado.
As unidades possuem sobreposição com a Resex (Reserva Extrativista) Renascer, proposta pelo governo federal. Comunidades locais e algumas ONGs ambientalistas se manifestaram a favor da criação da Resex. Elas entendem que a APA oferece baixa proteção, e que a instauração de uma Floresta Estadual ali beneficiaria mais as madeireiras do que comunidades tradicionais.
O governo do Pará disse que insistirá na criação das duas unidades. "Dizer que floresta pública não garante os direitos das comunidades tradicionais é desconhecer a lei", disse o secretário paraense de Produção, Vilmos Grunvald. (CA)


Texto Anterior: Região sofre pressão por parte de madeireiros e garimpeiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.