São Paulo, sábado, 06 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

foco

Grupo de pesquisadores desenterra uísque de cem anos na Antártida

Antarctic Heritage Trust
As caixas de uísque e conhaque de Ernest Shackleton

DA FRANCE PRESSE

Três caixas de uísque e duas de conhaque pertencentes ao explorador Ernest Shackleton foram recuperados depois de terem ficado enterradas por mais de cem anos sob o gelo da Antártida.
As bebidas foram achadas por um grupo de pesquisadores, armazenadas sob a cabana que o inglês construiu no continente em 1908.
Segundo Al Fastier, do Comitê de Patrimônio Antártico, sediado na Nova Zelândia, já se especulava sobre a existência do uísque. "O achado inesperado de duas caixas, uma com marca da Chas Mackinlay & Co e outra de The Hunter Valley Distillery LTD Allandale foram um verdadeiro bônus", disse.
As caixas ainda não foram descongeladas, e Fastier diz crer que algumas das garrafas estejam quebradas. Outras, porém, devem conter a bebida intacta, afirma.
Richard Paterson, mestre malteiro da Whyte and Mackay, empresa que havia fornecido uísque Mackinlay para Shackleton, descreveu a descoberta como "um presente dos céus" para os amantes dos destilados.
"Se o conteúdo puder ser confirmado, extraído com segurança e analisado, o blend original pode ser reproduzido", afirma. "Como a receita original não existe mais, isso pode abrir uma porta para a história."
Fastier disse que deve definir nas próximas semanas como lidar com a "delicada tarefa de conservação."
A expedição de Shackleton entre 1907 e 1909 saiu do cabo Royds, litoral da Antártida, tentando chegar ao polo Sul. Sem suprimentos suficientes para sustentar a volta, o grupo desistiu a apenas 160 km de seu objetivo, retornando ao cabo Royds.
Como o inverno de 1909 já se anunciava, Shackleton foi forçado a deixar a Antártida rápido, pois o mar já começava a se encher de gelo. Deixou para trás, na cabana litorânea, alguns equipamentos e suprimentos. A perda do uísque não foi a mais lamentável. Shackleton perdeu a chance de ser o primeiro a pisar o polo Sul, que foi conquistado pelo norueguês Roald Amundsen em 1911.


Texto Anterior: Governo holandês aponta novo erro de painel do clima
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.