São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

Grupo canadense anuncia data de vôo para disputar prêmio espacial

Mike Cassese/Reuters
Brian Feeney e seu foguete, Wild Fire, apresentado ontem


DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo canadense Da Vinci Project, que está entre as 26 equipes na corrida para vencer o Prêmio X Ansari, anunciou que fará a primeira tentativa de chegar ao espaço em 2 de outubro. Liderada pelo engenheiro Brian Feeney, a equipe apresentou ontem seu veículo, o Wild Fire, que ainda não realizou nenhum teste.
Com o anúncio, passam a ser dois os grupos com chances de conquistar a bolada de US$ 10 milhões, a ser dada ao primeiro que lançar a cem quilômetros de altitude uma nave para três tripulantes duas vezes em duas semanas.
"É um dia histórico", disse Gregg Maryniak, diretor-executivo da Fundação Prêmio X, entidade que gerencia a disputa. "Quando você tem uma nave espacial, é um vôo de teste; quando você tem duas, é uma corrida de cavalos."
O favorito nesse páreo ainda é o time americano liderado por Burt Rutan e financiado por Paul Allen, co-fundador da Microsoft. Sua nave, a SpaceShipOne, já fez um vôo ao espaço em 21 de junho e tentará realizar a missão dupla para vencer o prêmio em 29 de setembro e 4 de outubro.
O patrocínio para os vôos de Feeney veio da empresa Golden Palace.com, o maior cassino virtual do mundo, que "apostou" US$ 500 mil no canadense. (SN)


Texto Anterior: Espaço: Nasa sofre com a falta d'água em Marte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.