São Paulo, segunda-feira, 06 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

BIOLOGIA EXPERIMENTAL

Roedoras com olfato alterado se comportam como machos

DA FRANCE PRESSE
Em um outro estudo com camundongos geneticamente alterados publicado ontem, pesquisadores descrevem como conseguiram alterar a preferência sexual de roedoras. Manipulando o DNA de fêmeas, os cientistas conseguiram desligar uma estrutura do sistema olfativo responsável por captar feromônios, fragrâncias que desencadeiam comportamento sexual em alguns animais.
Em estudo publicado na revista científica "Nature", cientistas do Instituto Médico Howard Hughes, de Boston (EUA), descrevem as roedoras que tiveram o gene TRPC2 desativado se comportaram. A manipulação fez o chamado órgão vomeronasal (que capta os feromônios) dos animais parar de funcionar. Após isso, as roedoras começaram a perseguir outras fêmeas, apoiar-se sobre elas e movimentar a pélvis, como se fossem machos.
Segundo os pesquisadores, o resultado do experimento estimula a ciência a repensar a raiz das diferenças de comportamento sexual, que não estão necessariamente todas no cérebro, mas também em outras partes do organismo.

Texto Anterior: Cientistas acham estrutura cerebral que controla febre