São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

Dente de crocodilo já extinto "imita" o de mamíferos atuais

Grupo encontrou fóssil de bicho com 55 cm na África; evolução de grupos convergiu

DE SÃO PAULO

Não existe nada mais estranho do que um crocodilo mastigando -hoje, esses bichos arrancam pedaços e os engolem inteiros. Mas não era isso o que fazia um parente extinto deles na África da Era dos Dinossauros.
O Pakasuchus kapilami, que viveu na Tanzânia, tinha um estilo de vida tão pouco truculento que sua dentição se parece com a dos atuais mamíferos. É o que relata uma equipe internacional de pesquisadores, liderada por Patrick O'Connor, da Universidade de Ohio, na última edição da revista "Nature".
Com apenas 55 cm de comprimento, o réptil estava mais para um cachorro do que para um crocodilo africano de hoje. As pernas eram relativamente compridas, sugerindo um bicho ativo em ambiente terrestre.
A grande novidade da criatura, no entanto, é mesmo a dentição. Os dentes dos crocodilos atuais são todos iguais, com pouca diferenciação -basicamente espetos nos quais os nacos da vítima são empalados.
Já a dentição "de mamífero" do Pakasuchus kapilami permitiria triturar e processar melhor a comida. É uma inovação evolutiva que teria surgido de forma independente entre certos crocodilos e entre mamíferos, provavelmente para favorecer uma vida de onívoro (ou seja, de animal que come de tudo).


Texto Anterior: Meio Ambiente vai apresentar texto alternativo ao de Rebelo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.