São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Rosetta faz aproximação máxima do asteróide Steins

DA REDAÇÃO

A sonda Rosetta, da ESA (Agência Espacial Européia), passou ontem, às 16h58, a 800 quilômetros de distância do asteróide Steins, distante 360 milhões de quilômetros da Terra.
A ESA divulgará hoje pela internet, às 7h (hora de Brasília), as primeiras fotos do asteróide feitas pela Rosetta, além de imagens em infravermelho, que podem sugerir a composição de minerais da superfície do asteróide.
O objetivo principal da espaçonave-robô é alcançar o cometa Churyumov-Gerasimenko em 2014 e acompanhá-lo de perto até 2015.
Sabendo que a Rosetta precisaria passar pelo cinturão de asteróides do Sistema Solar, que fica entre Marte e Júpiter, os pesquisadores da ESA selecionaram dois asteróides que a sonda teria chance de analisar. O primeiro é o Steins. O próximo asteróide a ser visitado pela Rosetta será o Lutetia, em 2010.
Observações remotas indicam que o Steins é um asteróide de uma classe rara, feito de minerais com ferro e elementos mais pesados, semelhantes aos que compõem a Terra. O asteróide pode ser um remanescente do processo que formou nosso planeta.


Texto Anterior: Bioquímica: Maconha atua contra bactérias resistentes
Próximo Texto: Filme premiado em Cannes vai compensar emissões de carbono
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.