São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÍSICA

Britânico faz gota d'água "cair para cima", diz jornal

DA REDAÇÃO

Cientistas britânicos fizeram gotas d'água desafiarem a gravidade e fluírem para cima de uma pequena rampa em um experimento, informou ontem o jornal britânico "Daily Telegraph".
O feito improvável foi obtido quando os cientistas fizeram as gotículas vibrarem intensamente. A força criada pela vibração foi suficiente para fazê-las subir.
É sabido que gotículas d'água num pára-brisa, por exemplo, podem permanecer no lugar devido à tensão superficial até atingirem um certo volume; depois disso, a gravidade se sobrepõe à tensão e elas escorrem. No novo estudo, a superfície é sacudida de modo a que as gotas sejam comprimidas e depois descomprimidas, movendo-se para cima; "Ainda não sabemos direito o que acontece", disse Jens Eggers, da Universidade de Bristol.
Ele e colegas descrevem o efeito em um artigo científico a ser publicado na edição on-line da revista "Physical Review Letters".

Texto Anterior: Sonda japonesa entra em órbita da Lua