São Paulo, Segunda-feira, 06 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Falha adia de novo lançamento do Saci

da Sucursal de Brasília

Falhas detectadas em testes realizados na última sexta-feira adiaram pela segunda vez o lançamento do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite), primeiro foguete brasileiro capaz de pôr em órbita um satélite de coleta de dados.
O foguete deveria ter sido lançado entre 15 e 25 de novembro, mas problemas sucessivos detectados no satélite Saci-2 durante a fase de testes em São José dos Campos (SP) quase inviabilizam a operação.
Em 28 de novembro, os problemas foram sanados e o Saci-2 chegou à base de Alcântara (MA), a 53 km de São Luís, de onde sairá o foguete. O lançamento, então, foi remarcado e seria amanhã.
Entretanto, na sexta-feira passada, durante testes que simulam a fase de contagem regressiva, foram detectadas "condições fora das especificações".
A Aeronáutica disse que testes realizados na sexta-feira indicaram a "necessidade de ajustes". O lançamento foi remarcado para depois do dia 10.


Texto Anterior: Público define rótulo de transgênico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.