UOL


São Paulo, sábado, 07 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLUMBIA

Espuma rompe material de asa em teste final

DA ASSOCIATED PRESS

Um pedaço de espuma disparado a 845 km/k contra um painel de asa de ônibus espacial conseguiu rachá-lo ontem, oferecendo uma pista sobre a causa da explosão do Columbia, em fevereiro.
O teste foi o último e o mais importante de uma série de experimentos do tipo para simular o que acredita-se ter acontecido com o ônibus espacial.
Durante o teste, a espuma rachou o carbono reforçado do painel e o descolou de sua base.
"Você não poderia voar assim", disse Scott Hubbard, encarregado do teste pelo comitê que investiga o acidente com o Columbia, no qual sete astronautas morreram.
Ele disse que o experimento ofereceu a primeira evidência concreta de que a espuma pode, de fato, romper o carbono reforçado do qual são feitas as asas dos ônibus espaciais. Afirmou que mais análises seriam necessárias para mostrar que o dano teria permitido que gases quentes da atmosfera entrassem na asa durante a reentrada da nave na atmosfera, como crêem os investigadores.
O painel suspeita que um pedaço de 600 gramas de espuma isolante que se desprendeu do tanque de combustível externo do Columbia durante a decolagem tenha provocado o acidente.


Texto Anterior: Genética: Gene é novo alvo para droga antidiabetes
Próximo Texto: Inovação: MCT define comitês para gerir fundos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.