São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para secretário, saldo é positivo e ajuda Marina

MARCELO LEITE
EDITOR DE CIÊNCIA

O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Ribeiro Capobianco, disse ontem que considera positivo o saldo da divulgação da taxa de desmatamento: "Tínhamos uma estimativa de crescimento, e a taxa se estabilizou, ainda que em um patamar alto", afirmou o biólogo, que deixou a organização não-governamental paulista ISA (Instituto Socioambiental) para se integrar à administração federal com Lula.
Na sua opinião, o compromisso assumido pela Casa Civil com as medidas de combate ao desmatamento fortaleceu o MMA dentro do governo. Além do desmatamento, a pasta de Marina Silva tem outro ponto de atrito forte com a de Agricultura na questão dos alimentos transgênicos.
Marina Silva se bate, em Brasília, pela chamada "transversalidade" da questão ambiental -ou seja, luta para que ela seja levada em conta e a sério nos outros ministérios. De nada adianta gastar milhões de reais no combate ao desmatamento se as políticas de seus colegas desenvolvimentistas na Esplanada incentivarem atividades hoje destrutivas (o que não precisam ser), como a expansão da fronteira agrícola (soja e gado).


Texto Anterior: Ambiente: Desmatamento na Amazônia cresce 2%
Próximo Texto: Gelo sobre Groenlândia pode sumir em mil anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.