São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2004

Texto Anterior | Índice

BIOTECNOLOGIA

Ministro libera R$ 2 mi para fabricar inseto

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O ministro Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia) anunciou ontem a liberação de R$ 2 milhões para a construção de uma biofábrica em Juazeiro (a 500 km de Salvador), que será mobilizada no combate à mosca-da-fruta nos pomares da região.
A biofábrica vai produzir 200 milhões de machos estéreis por semana. Esses machos vão competir com os insetos silvestres, que atacam as plantações de frutas e legumes da região. O processo competitivo é simples: após a cópula com os insetos estéreis, as fêmeas colocam ovos que não foram fecundados, provocando uma redução na geração seguinte.
"A idéia não é acabar com as moscas, mas reduzir os insetos", disse Cássio Peixoto, 39, diretor do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal, órgão ligado à Secretaria da Agricultura.
As atividades da fábrica também envolvem a produção de 15 milhões de insetos por semana para combater a lagarta da macieira. As obras da biofábrica começam em agosto próximo. Cerca de 200 funcionários vão trabalhar diretamente na produção -outros 300 vão desempenhar atividades de suporte.


Texto Anterior: Rede internacional de proteção à biodiversidade tem vários "furos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.