São Paulo, Sábado, 08 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo contraria o senso comum

da Reportagem Local

Um dos pontos mais importantes do estudo realizado por Stanislas Dehaene é que os resultados são contra-intuitivos, ou seja, inesperados. É o que afirmou Ademir Baptista Silva, professor de neurologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
"Era normal que fosse esperado o contrário, ou seja, que questões que exigem uma aproximação numérica -e não uma precisão na reposta- estivessem mais relacionadas à linguagem", disse.
Sobre as consequências práticas do estudo, no entanto, Silva afirmou que, apesar de os resultados serem importantes, ainda falta muito para que se desenvolvam novas formas de aprendizagem a partir dos dados obtidos.
Mas, segundo o neurologista, o experimento poderia ajudar a explicar por que determinadas crianças têm mais dificuldade no aprendizado da matemática. (MF)


Texto Anterior: Pesquisa mapeia a matemática no cérebro
Próximo Texto: Astrônomos encontram "buraco rosa"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.