São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Índice

PSICOLOGIA

Experimento mostra que pessoas confiam mais em quem se parece com elas

As pessoas realmente gostam de se enxergar nas outras. Um novo estudo revela que indivíduos que disputam dinheiro em jogos tendem a confiar em quem tem o rosto mais parecido com o próprio. Segundo os cientistas, o que está em jogo não é narcisismo, mas nepotismo -a vontade de proteger os parentes.
A pesquisadora Lisa DeBruine bolou um jogo cujos participantes, por computador, dividiam igualmente uma pequena soma em dinheiro ou confiavam a divisão de uma soma maior a um outro jogador. Em cada rodada, o jogador interagia com 16 faces criadas com o auxílio do programa Morph -algumas usavam a imagem do próprio voluntário.
Num estudo publicado ontem na revista "Proceedings of the Royal Society", ela diz que os jogadores confiavam a divisão duas vezes a cada três às faces misturadas com os próprios rostos, sem que desconfiassem da mistura feita por computador. (DA "SCIENCE NOW")


Texto Anterior: Panorâmica - Ética: Cientistas minimizam danos convencendo animais a colaborar em experiências
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.