São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ÉTICA

Cientistas minimizam danos convencendo animais a colaborar em experiências

Alguns cientistas estão conseguindo entrar em acordo com os grupos de defesa dos animais na hora de fazer experimentos. Eles estão trocando a coação pelo convencimento para fazer os bichos participarem dos testes.
Segundo os pesquisadores, tudo que se precisa é de um pouco de paciência. E os resultados são melhores. Além de não precisarem sedar os bichos, eles dizem que a técnica oferece resultado mais confiável do que quando os animais estão estressados.
No Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido, por exemplo, cientistas estão estudando os efeitos neurológicos de pesticidas em macacos -que são treinados e recompensados para colaborar.
"Não devemos fazer julgamentos antropomórficos, mas os animais certamente podem escolher não fazer os testes", diz uma pesquisadora, que não quis se identificar. "Nunca forçamos nossos primatas a fazer algo." (DA "NEW SCIENTIST")


Texto Anterior: Medicina: Teste de urina identifica câncer na bexiga
Próximo Texto: Psicologia: Experimento mostra que pessoas confiam mais em quem se parece com elas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.