São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

ESPAÇO

Cápsula Genesis será capturada a 2,8 km de altitude

Helicópteros tentam hoje "pescar" sonda que traz partículas solares

DO "LE MONDE"

Um exercício de acrobacia aérea está marcado para o final da manhã de hoje sobre o Estado norte-americano de Utah. Dois helicópteros tentarão apanhar em pleno vôo uma cápsula espacial que traz uma preciosa carga de partículas de poeira do Sol.
A cápsula de amostras é fruto da missão Genesis, lançada há três anos até um ponto a 1,5 milhão de quilômetros da Terra para coletar o chamado vento solar. Os cientistas esperam que a análise das amostras forneça informações sobre a origem da estrela. Mas, antes, é preciso impedir que o tesouro se espatife no deserto.
A Nasa, agência espacial dos EUA, contratou para o resgate pilotos de acrobacia que fazem as cenas perigosas de helicópteros nos filmes de Hollywood.
Se tudo correr conforme o roteiro, a cápsula com as amostras entrará na atmosfera terrestre às 9h55, hora local (12h55 em Brasília). A 33 km, ela começará a abrir seu sistema de pára-quedas. A 2,8 km, um helicóptero equipado com um gancho -que os responsáveis pelo projeto comparam a uma "vara de pescar da era espacial"- tentará capturar o pára-quedas. Se ele falhar, entra em cena outro aparelho. "Estimamos ter cinco oportunidades de captura", diz Roy Haggard, da empresa Vertigo, que coordena os helicópteros.
As amostras de vento solar da Genesis -alguns microgramas de poeira- são o primeiro material extraterrestre trazido ao planeta desde a última missão Apollo à Lua, em 1972.


Texto Anterior: Raiz de ginseng tem dupla personalidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.