São Paulo, quinta-feira, 08 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo soletra o genoma das 12 espécies conhecidas de drosófila

Força-tarefa reuniu mais de 200 cientistas de 14 países, incluindo o Brasil

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nunca antes neste planeta tantos pesquisadores fizeram um esforço tão grande para decifrar o material genético de uns bichinhos aparentemente tão sem importância. Centenas de estudiosos de mais de uma dúzia de países, inclusive o Brasil, seqüenciaram e compararam o material genético de todas as doze espécies conhecidas de moscas-da-fruta do gênero Drosophila.
É a primeira vez que todo um grupo de seres vivos tão próximos tem revelados seus genomas (conjuntos do material genético de cada organismo), o que permitirá novas descobertas sobre a evolução.
Seria equivalente a ter o genoma do ser humano e de todos os hominídeos fósseis, ou de todos os primatas. Os primeiros oito artigos científicos sobre o estudo estão publicados na revista "Nature" de hoje.
Os dados "representam o primeiro exemplo significativo do poder da genômica evolutiva, que será um tema central de pesquisa", escreveu na "Nature" o pesquisador Ewan Birney, do Instituto Europeu de Bioinformática.
"A drosófila é um organismo-modelo e é muito mais próxima dos humanos do que se pensava antigamente. Tem uma organização genômica muito sofisticada", diz Vera Valente, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma das autoras brasileiras do estudo.
O seqüenciamento do genoma das espécies de drosófila permitiu criar uma "árvore de família" da sua evolução.
Outro pesquisador brasileiro, Antonio Bernardo de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisou os genes do cromossomo "Y" das drosófilas -o cromossomo sexual masculino, também presente no ser humano.
Mas, se no homem o "Y" parece ser uma versão empobrecida do "X", menor e com bem menos genes, nas drosófilas o cromossomo masculino parece ter evoluído em separado. "Não está ainda claro o porquê."


Texto Anterior: Fósseis dominam energia até 2030, prevê relatório
Próximo Texto: Cobaias: Lei aprovada por engano no Rio é anulada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.