São Paulo, quarta-feira, 08 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital tem ala para estrangeiros

DE PEQUIM

Steven Griff, 58, é um dos americanos que estão viajando à China para se submeter ao transplante de células de feto. Paralisado da cintura para baixo depois de um acidente de carro, ele foi operado há um mês por Huang Hongyun.
Apesar de sutis, ele já sente algumas mudanças em seu corpo. A mais visível é a volta da transpiração nas áreas paralisadas, algo que não muda a qualidade de vida do paciente, mas dá esperança de avanços no uso da técnica.
Sua esperança é que os efeitos sejam mais evidentes dentro de quatro ou cinco meses. Huang afirma que mesmo uma pequena melhora no estado do paciente deve ser comemorada. "Há muitos casos de pessoas que não conseguiam segurar um copo antes da cirurgia e depois, conseguem."
O resultado do transplante se manifesta mais rapidamente nos pacientes com ALS (esclerose lateral amiotrófica), mas também pode não ser permanente.
Nos casos de ALS, a estabilização do quadro do paciente já é uma grande vitória, pois a doença provoca rápida degeneração de várias funções motoras e na fala. A crescente demanda do transplante por parte dos estrangeiros levou Huang a construir uma ala exclusiva para esse grupo no Hospital Yu Quan. Quando a Folha visitou o local, havia 16 pacientes, a maioria americanos.
Todos os entrevistados criticaram as restrições nos EUA à pesquisa com embriões humanos e afirmaram que elas estão atrasando a medicina em seu país.
"Os EUA estão sendo dirigidos por pessoas religiosas de direita", afirma Steve Byer, 62, cujo filho Ben foi operado em julho. Ben está de volta, concluindo um documentário sobre pessoas com ALS.
A cirurgia custa US$ 20 mil no hospital Yu Quan, preço que inclui internação e terapia pós-operatória. Os chineses são tratados no Hospital Chaoyang. Pagam menos, mas também têm instalações de qualidade inferior. (CT)


Texto Anterior: China usa célula de feto para tratar nervo
Próximo Texto: Clima: Brasil divulga inventário de emissões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.