São Paulo, Domingo, 09 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM BREVE

Genética
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, usaram técnicas de manipulação de genes para fazer crescer pêlos com cor em ratos albinos. Se o mesmo for verdade em humanos, tingir o cabelo para esconder fios brancos pode ser coisa do passado. A pesquisa foi publicada na edição de janeiro da revista "Nature Biotechnology". Os cientistas corrigiram uma alteração genética que provocava o albinismo, doença caracterizada pela falta de pigmentação (cor) nos pêlos e no cabelo.

Alarme para armas
Estudantes da Universidade Yale, nos EUA, desenvolveram um novo alarme para armas de fogo. O "Gun Guard", como é chamado, usa um gatilho à base de mercúrio. Se a peça é movida do lugar, mesmo por um milímetro, uma estridente campainha de 120 decibéis é acionada. Nos EUA, cerca de 1.300 pessoas morrem anualmente em acidentes domésticos com armas de fogo.

Remédio para pássaros
Cientistas australianos estão pesquisando um tratamento quimioterápico para pássaros com câncer. A equipe, composta por professores de medicina veterinária da Universidade de Queensland, em Brisbane, planeja criar uma clínica para pássaros com câncer ainda este ano.

Lançamento
Erosão e Conservação dos Solos - Conceitos, Temas e Aplicações
340 págs. R$ 35,00 Antonio Guerra, Antonio Silva e Rosangela Botelho (org.). Bertrand Brasil (av. Rio Branco, 99, 22º andar, Rio de Janeiro, CEP 20040-004, tel. 0/xx/21/263-6112).
Dividido em nove capítulos, o livro traz conceitos sobre o solo compilados por especialistas de áreas como a geografia, geologia e agronomia.


Texto Anterior: + astrofísica: Mensageiros do cosmos
Próximo Texto: Micro/macro - Marcelo Gleiser: A busca pela gravitação quântica
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.