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ESPAÇO
Agência licencia teste com SpaceShipOne, melhor candidato ao Prêmio X
EUA aprovam vôo privado a 100 km
DAVID USBORNE
DO "INDEPENDENT"
A perspectiva de um dia ter vôos
espaciais para passageiros comuns está agora um passo mais
próxima, com o anúncio de que a
FAA (Agência Federal de Aviação
dos Estados Unidos) concedeu a
primeira licença para que uma
empresa privada envie uma nave
tripulada movida a foguetes até os
limiares da atmosfera terrestre.
A licença foi obtida pela empresa Scaled Composites, sediada no
deserto Mojave da Califórnia
(Costa Oeste dos Estados Unidos)
e dirigida pelo famoso pioneiro de
vôos de grande altitude Burt Rutan. Ele já havia declarado antes
sua ambição de oferecer vôos suborbitais a clientes pagantes no
prazo de dez anos.
Rutan é mais conhecido por sua
tentativa bem-sucedida de dar a
volta ao mundo com um avião superleve sem reabastecê-lo. O
avião, batizado como Voyager,
decolou e cumpriu seu vôo em
torno do globo em meio a uma
tempestade de publicidade, no
ano de 1986.
Cem quilômetros
A licença significa que Rutan
pode começar os vôos de teste de
sua máquina mais recente, batizada de SpaceShipOne, a uma altitude de quase cem quilômetros,
no verdadeiro limiar do espaço.
Até o momento, o avião experimental -que será levado até a altitude portentosa, antes de ser
lançado, por outra aeronave também exótica chamada White
Knight- só foi testado na altitude de 20 quilômetros.
Rutan demonstrou entusiasmo
ao receber o sinal verde do governo norte-americano, por meio de
um comunicado em seu website
(www.scaled.com). "Eu acredito
com força que, se formos bem-sucedidos, nosso programa vai marcar o início de um Renascimento
para o vôo espacial tripulado", escreveu o empresário.
"Isso poderá até tornar-se algo
similar àquele maravilhoso período entre 1908 e 1912, quando o
mundo passou de dez pilotos de
aeroplano para centenas de tipos
de avião e milhares de pilotos em
39 países. Precisamos de viagens
espaciais de preço acessível para
inspirar nossa juventude."
A decisão do governo norte-americano põe Rutan na pole position para se tornar o vencedor
do chamado Prêmio X. Lançado
por uma fundação privada de St.
Louis (EUA) em 1996, a competição está oferecendo US$ 10 milhões à primeira empresa que enviar um foguete tripulado até a altitude de cem quilômetros.
Outra condição do prêmio é que
a empresa deve ser capaz de repetir o feito no prazo de duas semanas. Além disso, a aeronave precisa ter capacidade para transportar
três pessoas.
A Fundação Prêmio X tem
apoio de várias personalidades,
como o ator Tom Hanks, cujos filmes incluem um épico sobre a
Apollo-13, e Dennis Tito, o norte-americano que gastou US$ 20 milhões para voar numa nave russa e
se tornar o primeiro turista espacial. Também conta com Erik
Lindbergh, neto de Charles Lindbergh, e com o senador e astronauta John Glenn.
Asas curtas
O SpaceShipOne é uma nave
nariguda feita de epóxi e grafite,
com asas curtas. A licença para os
testes de alta altitude só foi concedida depois de representantes da
FAA viajarem até Mojave para
testar a segurança do avião.
"Não há nada de seguro em coisa alguma relacionada com foguetes", comentou um porta-voz
da FAA. "Queremos fazer tudo o
que pudermos para que esse lançamento seja tão seguro quanto
possível para o público."
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