São Paulo, quinta-feira, 09 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÉLULAS-TRONCO

Grupo alega ter criado "esperma de laboratório"

DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de cientistas britânicos anunciou ontem ter conseguido criar espermatozoides a partir de células-tronco embrionárias humanas, num estudo aparentemente inédito, mas contestado por outros especialistas.
O material biológico apresentado no artigo, segundo Karim Nayernia, pesquisadora da Universidade Newcastle e uma das autoras do estudo científico, "mostra todas as características dos espermatozoides humanos".
Os próprios autores do trabalho, porém, foram reticentes em discutir se as novas células eram de fato gametas sexuais masculinos viáveis. A intenção da pesquisa -publicada na revista científica "Stem Cells and Development"- é apenas "abrir uma nova avenida de pesquisa na área", diz Nayernia.
Outros cientistas dirigiram críticas severas aos resultados do grupo inglês, afirmando que houve alegações exageradas.
"Não estou convencido, pelos resultados divulgados agora, de que essas células podem ser chamadas de espermatozoides", atesta Allan Pacey, cientista da Universidade de Sheffield, que não participou do estudo.

Com Associated Press



Texto Anterior: Emergentes saem mais pressionados
Próximo Texto: Foco: Espécies que começaram a colonização da terra firme travaram corrida evolutiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.