São Paulo, sexta-feira, 09 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Devastação é menor que o previsto

DA REDAÇÃO

Dezessete dias antes de começar em Johannesburgo a conferência mundial Rio +10, enfim uma boa notícia: as florestas tropicais do mundo estão desaparecendo, sim, mas menos rápido do que se estimava. Segundo uma pesquisa internacional, exatos 23% menos.
O trabalho também está na "Science" de hoje (como o estudo sobre custos e benefícios da preservação relatado acima). Foi feito por pesquisadores da Itália, do Reino Unido e da Bélgica. Eles trabalharam com imagens de satélite representativas das regiões do mundo onde mais se desmata, como a Amazônia, e extrapolaram os dados para todo o planeta.
Sua conclusão foi de que, no período que foi de 1990 a 1997, desapareceram a cada ano cerca de 49 mil km2 de matas tropicais fechadas, uma superfície comparável à da ilha de Marajó. Esse valor contrasta com a cifra global mais conhecida, a estimativa feita pela FAO (órgão da ONU para alimentos e agricultura): 64 mil km2, ou 1,3 Marajó.
Segundo os autores do trabalho, coordenados por Jean-Paul Malingreau, do Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Européia (www.jrc.cec.eu.int), a diferença com os dados da FAO pode ser explicada pelo emprego de informações desatualizadas colhidas pelo órgão da ONU diretamente com países do Terceiro Mundo.
À frente de todas as regiões com floresta tropical está a América Latina. Sua taxa de desmatamento anual é a mais baixa (0,38%), mas, devido à extensão ímpar da floresta amazônica, a região contribui com quase 45% do total.
Os resultados do grupo foram contrapostos a cifras de desmatamento confiáveis de algumas regiões. Segundo os autores, a pesquisa saiu-se bem: "A similaridade nas estimativas fornece uma confirmação independente de que nosso método permite determinar a mudança na cobertura global de florestas úmidas de modo mais confiável do que era possível anteriormente", escreveram, no trabalho científico que a "Science" apresenta hoje.



Texto Anterior: Ambiente: Preservação pode ser excelente negócio
Próximo Texto: Panorâmica - Evento: Palestra aborda evolução da física quântica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.