São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ACORDO

Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente assinam em SP agenda bilateral inédita
Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, assinam hoje, em São Paulo, um acordo de cooperação técnica para integrar ações e programas voltados ao turismo sustentável no Brasil.
A agenda não prevê o repasse de recursos financeiros pelos ministérios, a não ser para convênios específicos. Entre as iniciativas programadas, estão a criação de uma estratégia de exploração turística da Amazônia Legal e um plano conjunto de atuação nas unidades de conservação (UCs). Existem atualmente 256 UCs no país, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), órgão vinculado ao Meio Ambiente.
Um comitê técnico, formado por três representantes de cada ministério, deve começar a operar em no máximo 30 dias.
"Esse tipo de iniciativa faltava no Brasil porque as decisões sobre roteiros ecoturísticos até hoje foram tomadas separadamente [pelos ministérios]", afirma o brasileiro Edgar Werblowsky, diretor do TOI (Iniciativa de Operadores de Turismo, na sigla em inglês), câmara ligada às Nações Unidas.
A assinatura do acordo acontece durante uma feira de produtos para esportes de aventura no Pavilhão da Bienal (parque do Ibirapuera). (CA)


Texto Anterior: Pesquisadores produzem imã de grafite
Próximo Texto: Arqueologia: Planta milenar é encontrada na Groenlândia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.