UOL

São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOTÂNICA

Planta européia é ameaça à flora nativa dos EUA, que ainda não desenvolveu resistência ao veneno estrangeiro

"Flor do mal" mata os rivais com herbicida

Divulgação Science
Centaurea maculosa, planta européia que envenena rivais

O nome científico Centaurea maculosa pertence a uma planta européia que produz uma flor de delicadas pétalas rosadas. Mas suas raízes produzem um veneno mortal para plantas que não desenvolveram defesas contra esse armamento químico natural.
Os estragos dessa centáurea -o nome popular das plantas desse gênero- são particularmente graves para a flora nativa nos Estados Unidos, país onde ela é uma praga invasora.
Os cientistas achavam que o sucesso da propagação da Centaurea maculosa, assim como de outras espécies invasoras, se devia principalmente ao fato de não contarem com inimigos naturais e terem mais condições de competir por recursos, como nutrientes ou água.
A equipe de Jorge Vivanco, da Universidade do Estado do Colorado, EUA, identificou o "herbicida" que a centáurea usa, uma fitotoxina. Mostrou que sua concentração no solo inibe o crescimento de plantas nativas. O estudo está publicado na última edição da revista científica americana "Science" (www.sciencemag.org).
A descoberta apóia uma teoria alternativa, a "hipótese da nova arma". Na Europa, outras plantas conseguiram desenvolver resistência à toxina. No novo continente, ela voltou a ser uma arma nova e eficaz.
"As plantas americanas não coevoluíram com a Centaurea maculosa e, portanto, nunca tiveram contato com o composto que é fitotóxico a elas. Em contraste, as plantas na Europa coevoluíram com a Centaurea maculosa e não são afetadas", afirma Vivanco.
Segundo o pesquisador, as plantas nativas criaram um equilíbrio entre elas que pode ser facilmente perturbado por invasores estrangeiros. Esse equilíbrio leva muito tempo para ser criado. A Centaurea maculosa, que chegou aos EUA há mais de um século, ainda constitui uma ameaça à flora americana.
A planta produz a toxina, uma substância chamada catequina, através da raiz, e sua ação nas plantas vizinhas também tem início debaixo da terra. O efeito começa na ponta da raiz, iniciando uma onda de efeitos bioquímicos que vai matando células e destruindo a raiz -e a planta.

Texto Anterior: Famílias definem nome para comissão