São Paulo, Quinta-feira, 09 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Índice

Exercícios podem evitar cálculo biliar

da Redação

Mulheres que praticam exercícios físicos e evitam a obesidade correm menos risco de desenvolver cálculos (pedras) na vesícula biliar, segundo pesquisa publicada na revista "The New England Journal of Medicine".
A vesícula biliar é o órgão que acondiciona a bílis, um líquido esverdeado e viscoso produzido pelo fígado e que participa do processo digestivo.
A pesquisa foi feita pela análise de 60.290 questionários por uma equipe do Hospital Brigham, em Boston, EUA. Os resultados mostraram que as mulheres com vida mais ativa têm risco 31% menor do que as sedentárias de sofrer cirurgia de extração da vesícula, chamada colecistectomia.
Entre as mulheres que passam de 41 a 60 horas por semana sentadas durante o trabalho ou ao volante, a probabilidade de ter a vesícula biliar extraída é 42% maior que a das mulheres que passam menos de seis horas nas mesmas condições.
As mulheres que ficam sentadas por mais de 60 horas semanais apresentaram taxa de remoção de vesícula 132% maior que as mulheres mais ativas. Três horas de exercícios por semana reduziriam o risco em 20%, indica o estudo.


Texto Anterior: Semente é um elo frágil da diversidade na Amazônia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.