São Paulo, terça-feira, 09 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prêmio põe em evidência debate sobre cobaias

DA REDAÇÃO

O Nobel de medicina de 2007 dará visibilidade ao debate sobre uso de cobaias, afirmam ativistas de direitos dos animais e cientistas ouvidos pela Folha.
"O anúncio desse prêmio para esse tipo de pesquisa vem recrudescer um debate que vem desde antes e que fica mais candente", diz o bioeticista Dante Gallian, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Tudo isso envolve um cuidado ético grande. Sempre é preciso levar em consideração quais usos se pode fazer desse conhecimento."
Para o deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB-SP), autor de projeto de Lei que cria o Código Federal do Bem-Estar Animal, a premiação é questionável. "Inventar camundongos não é muito natural", disse.
Sônia Felipe, filósofa da Universidade Federal de Santa Catarina contrária a todos os experimentos com animais, diz que o Nobel joga falsa esperança nos benefícios que eles podem trazer. "Ganhar este prêmio não quer dizer que a descoberta tenha sido alcançada dentro dos parâmetros éticos de defesa dos animais", diz.


Texto Anterior: Técnica elucidou funcionamento de 10 mil genes
Próximo Texto: Sujeira: Imagens da sonda Cassini mostram a lua Jápeto, de Saturno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.