São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jipe mede temperatura de Marte

DA REDAÇÃO

Uma imagem obtida com um dos instrumentos do jipe Spirit, que atualmente está estacionado na cratera Gusev, em Marte, mostrou a variação de temperatura entre as rochas e a poeira do solo. É mais um dado preliminar a ser usado pelos cientistas para otimizar a exploração, assim que o robô possa descer da plataforma e iniciar seus passeios pelo chão.
Os engenheiros da Nasa continuam tentando desbloquear o caminho numa das rampas que permita ao jipe descer até a superfície marciana. Um dos airbags do módulo de pouso não se esvaziou completamente e bloqueia o caminho, apesar de todos os esforços para tirá-lo dali.
Caso não seja possível desinflá-lo, os técnicos pretendem virar o robô e encaminhá-lo ao chão por uma das duas rampas alternativas. Por ora, a Nasa segue tentando o que seria a rota mais segura. A meta é ter o Spirit no chão no final da próxima semana.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Análise: Missões tripuladas são caras, mas insubstituíveis
Próximo Texto: Estação sofre perdas de pressão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.