São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ASTRONÁUTICA

Jipes ganham mais 150 dias em Marte
O desempenho inesperadamente bom dos painéis solares dos jipes Spirit e Opportunity em Marte provavelmente vai esticar a sobrevida dos exploradores robóticos em 150 "sóis", ou dias marcianos, fazendo com que a missão, no total, dure 240 sóis.
O anúncio foi feito por Steve Squyres, cientista-chefe da missão ao planeta vermelho, informa a rede britânica BBC. Outro fator que ajudou os jipes a ampliar sua expectativa de vida, de acordo com a equipe da Nasa, foi o clima: Marte estava menos frio do que o esperado, o que eliminou a necessidade de usar energia para aquecer as sondas sobre rodas.
"Elas vão ser capazes de viajar a uma certa distância do local de pouso e de ver um tipo diferente de terreno e de formação geológica", disse Jake Matijevic, engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial americana.
(DA REDAÇÃO)

BIOTECNOLOGIA

Britânicos aprovam plantio de milho transgênico
O governo do Reino Unido aprovou ontem o plantio de milho geneticamente modificado resistente a herbicidas, que deve começar em um ano. Testes de campo teriam mostrado que o cultivar é seguro para seres humanos e ambiente, de acordo com o governo.


Texto Anterior: Política científica: MCT recua na descentralização de recursos para a pesquisa no Brasil
Próximo Texto: Protesto: Cientistas abandonam cargos na França e ameaçam paralisar a pesquisa no país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.