São Paulo, domingo, 10 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telescópio refina medidas sobre a expansão cósmica

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo combalido, o telescópio Hubble conseguiu produzir imagens para um trabalho astronômico de relevância anunciado na quinta-feira. Usando observações recentes, cientistas liderados pelo astrônomo Adam Riess, da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore (EUA), afirmam ter conseguiram medir o ritmo de expansão do cosmo com precisão inédita (margem de erro de 5%).
Usando imagens do Hubble e outros observatórios, Riess já havia descoberto em 1998 que o Universo está crescendo de maneira acelerada, movido por uma força de origem desconhecida batizada de energia escura.
É possível que ele seja a chamada "constante cosmológica", uma espécie de energia do vácuo prevista por Einstein, mas a confirmação disso depende de medidas com precisão ainda maior. Riess diz acreditar que dados do Hubble "turbinado" e de outros supertelescópios permitirão aos astrônomos medir a taxa de expansão do cosmo com erro de apenas 1%.


Texto Anterior: Missão para consertar Hubble sai amanhã
Próximo Texto: +Marcelo Gleiser: Será Deus um matemático?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.