São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Relatório do WWF aponta que o uso dos recursos naturais em 1999 foi 20% maior que a capacidade de reposição

Consumo humano rompe limite natural

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os humanos estão consumindo os recursos da Terra mais rápido do que eles são capazes de se regenerar. A taxa de consumo já foi 20% maior que a de recuperação em 1999 e essa tendência de aumento está longe de ser contida.
Os dados, divulgados ontem em um novo relatório da ONG ambientalista internacional WWF, mostram uma velha preocupação, mas com um novo viés. "Pela primeira vez nós conseguimos contabilizar os gastos com energia", diz Garo Batmanian, secretário-geral do WWF no Brasil.
O relatório "Planeta Vivo 2002" (disponível na internet, em inglês, em www.wwf.org.br) usa como principal índice o que eles chamam de Pegada Ecológica -uma forma de computar o quanto o consumo de um país exigiria em termos de território para a manutenção do equilíbrio. "Por exemplo, se você emite tanto de gás carbônico na atmosfera para produzir energia, quanta floresta você precisaria ter para compensar pelo dispêndio", explica Batmanian.
Tirando a média, cada habitante da Terra precisaria, em 1999, de 2,3 hectares para compensar por seu consumo. Ocorre que, segundo o WWF, no planeta só há 1,9 hectare para cada um. "É como se estivéssemos usando o cheque especial e gastando 20% a mais do que nosso salário", diz Batmanian. "E, se seguirmos nesse ritmo, em 2050 estaremos gastando duas vezes o nosso salário."
A solução para evitar que o "banco" da natureza apareça um dia para cobrar as dívidas exorbitantes, segundo o WWF, é apostar em tecnologia: desenvolver técnicas agrícolas mais eficientes, trocar fontes de energia tradicionais por outras mais limpas e reduzir o consumo. Essas são justamente estratégias que envolvem o conceito de "desenvolvimento sustentável" -tema central da Rio +10, cúpula da ONU que ocorre em Johannesburgo (África do Sul), no fim do mês que vem.



Próximo Texto: 54ª reunião anual da SBPC: Um terço do Brasil é rural, diz economista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.