São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOFÍSICA

Areia trazida por astronautas revela que a Lua tinha água

DA REUTERS

Uma amostra de areia trazida da Lua por astronautas quase 40 anos atrás tem evidências de que existia água no satélite natural da Terra na época em que ele se formou, há 3 bilhões de anos.
A maior parte das moléculas de H2O lunares foram expelidas durante a sucessão de colisões que a Lua sofreu, mas partículas de areia vítrea trazidas em foguetes do programa Apollo ainda guardam registros de contato com a substância.
A descoberta foi de Alberto Saal, cientista da Universidade Brown, que domina uma técnica ultraprecisa de espectrometria de massa, método para separar substâncias. "Passamos três anos tentando convencer a Nasa a nos financiar", disse.
O ceticismo tinha razão de ser, já que a busca de água na Lua não dera em nada em tentativas anteriores, mas a agência espacial ofereceu ao cientista 40 grãos de areia vítrea para a pesquisa. E os sinais da água apareceram, fracos, mas claros. Segundo Saal, é possível que ainda haja porções pequenas da substância nos pólos lunares, em crateras mais profundas.


Texto Anterior: Evolução: Biólogo acha linguado fóssil com olho no meio da cabeça
Próximo Texto: Ecologia: Estudo detecta recifes inéditos em Abrolhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.