São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO AO MUSEU

Instrumento falha em telescópio espacial |

Hubble tem pane e submarino, sucessor

DA REDAÇÃO

O Telescópio Espacial Hubble acaba de topar com mais uma adversidade: um de seus instrumentos, o espectrógrafo de imagens, parou de funcionar, comprometendo 30% das pesquisas atualmente conduzidas com o satélite.
O espectrógrafo está no espaço desde 1997. Apesar de ter durado mais do que o planejado, ele fará falta aos astrônomos. O instituto que gerencia o uso do Hubble fará seleção de novas pesquisas a serem conduzidas no lugar das que usariam o instrumento pifado.
Esse é apenas o último dos problemas do Hubble, que teve sua vida abreviada para, no máximo, 2007, com a decisão da Nasa (agência espacial americana) de não mais levar ônibus espaciais para condução de reparos e atualizações a bordo.
Enquanto o Hubble vive seus últimos momentos de glória, outro aparelho outrora fundamental na pesquisa também dá adeus, mas aos oceanos: é o submarino Alvin.
Mantido pelo governo dos EUA, o Alvin realizou feitos notáveis, como a descoberta de novas formas de vida no leito oceânico, fontes hidrotermais submersas, uma bomba de hidrogênio afundada e um estudo do famoso transatlântico Titanic, naufragado em 1912.
Segundo o jornal americano "The New York Times", o Alvin será substituído em quatro anos por um novo submarino, desenvolvido ao custo de US$ 21,6 milhões.


Texto Anterior: Senador emenda a Lei de Biossegurança
Próximo Texto: Etologia: Gorila pede para receber um dentista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.