São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para os EUA, 2006 foi o ano mais quente

DA REDAÇÃO

A média anual das temperaturas registradas nos Estados Unidos em 2006 foi a mais alta desde 1895, quando as medições regulares começaram.
Segundo informe divulgado anteontem pela Noaa (Administração Atmosférica e Oceânica Nacional), órgão sob responsabilidade da Casa Branca, a média do ano passado foi de 12,77º C. Isso representa 1,2º C acima da média do século 20 e 0,04ºC a mais em relação ao ano de 1998, que havia sido o mais quente até agora.
A análise isolada de alguns meses, mostra que o calor realmente esteve presente no país. No geral, o mês de dezembro, inverno no Hemisfério Norte, foi o quarto mais quente de todos os tempos.
Apesar de a Noaa atestar que 2006 foi um ano quente, não existe consenso no órgão, conforme atesta o informe, de que essas alterações do clima estão sendo causadas pelo aumento dos gases-estufa, processo que seria decorrente das atividades humanas.
A novidade, pelo menos, é que isso é mencionado pelo documento. Mas o texto ainda coloca a maior parte da culpa no fenômeno El Niño.


Texto Anterior: UE reduzirá emissões em 20% até 2020
Próximo Texto: Carta relata morte de explorador em 1912
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.