São Paulo, sexta-feira, 11 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O SEGREDO DO MORCEGO

Mamífero usa os dois lados das asas para voar, diz estudo

"Science"
Vórtices criados por vôo de morcego em túnel de vento


DO "INDEPENDENT"

Os morcegos usam suas asas de uma forma muito diferente das aves, de acordo com um estudo que revelou como esses mamíferos noturnos realizam suas sofisticadas acrobacias aéreas.
A pesquisa mostra que eles conseguem bater as asas ao revés, para gerar sustentação tanto no levantar quanto no abaixar das asas.
Os morcegos intrigam por sua habilidade de manobrar rapidamente e gerar bastante sustentação com um tipo de asa pouco adequado -uma membrana entre os dedos. Usando um túnel de vento, o sueco Andreas Hendeström, da Universidade de Lund, observou os vórtices de ar deixados pelo bater de asas dos animais. Ele viu as turbulências deixadas na névoa, a "assinatura" das forças aerodinâmicas criadas pelos movimentos das asas.
"Uma das coisas incomuns que observamos foi que, quando o morcego voava lentamente ou parava no ar, ele rotacionava suas asas em quase 180 graus entre o levantar e o abaixar. O lado de baixo da asa virava o lado de cima", disse o cientista. O estudo sai hoje na "Science".


Texto Anterior: Salvar matas resolve 12% da crise do clima, diz grupo
Próximo Texto: Medicina: Sexo oral pode aumentar risco de câncer de garganta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.