São Paulo, quinta, 11 de junho de 1998

Texto Anterior | Índice

Cientistas mapeiam o germe da tuberculose

da "Reuters"

O código genético da bactéria que causa a tuberculose, a Mycobacterium tuberculosis, foi totalmente decifrado por um grupo de cientistas franceses e britânicos, segundo estudo publicado na revista britânica "Nature" de hoje.
A partir do conhecimento do código genético da bactéria, novas drogas e até mesmo uma vacina poderão ser desenvolvidas contra a tuberculose, doença infecciosa que causa mais mortes no mundo do que a Aids e a malária juntas.
"Nós identificamos todos os genes e descobrimos a função de boa parte deles. Isso abre milhares de novas áreas de pesquisa", disse Stewart Cole, um dos cientistas responsáveis pelo estudo.
O conhecimento dos genes da bactéria permite que os cientistas descubram os pontos frágeis na defesa do microrganismo.
Uma possibilidade seria sintetizar certas proteínas da bactéria para o desenvolvimento de vacinas contra a tuberculose.
Em contato com as proteínas, o sistema de defesa do organismo "aprenderia" a reconhecer e a destruir a bactéria, o que protegeria o corpo contra uma possível contaminação futura.
Cerca de um terço da população mundial está infectada com a bactéria da tuberculose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apenas uma fração das pessoas infectadas desenvolve a doença.
Mesmo assim, caso não se intensifiquem as medidas de prevenção e controle, a OMS prevê que, entre 1998 e 2020, a tuberculose deva atingir pelo menos 200 milhões de pessoas e matar 70 milhões.
O projeto, que levou dois anos para decifrar a sequência de 4.000 genes da bactéria, foi desenvolvido por pesquisadores do Centro Sanger, no Reino Unido, e do Instituto Pasteur, na França.
Estudos anteriores já haviam mapeado o genoma completo de outras bactérias causadoras de doenças, como o da responsável pela doença de Lyme, mas o mapeamento publicado hoje foi o mais extenso já realizado.

Texto Anterior | Índice