São Paulo, sábado, 11 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Índice

ESPAÇO

Rússia mandou tripulação cortar calorias da dieta

Astronautas enfrentam jejum de Natal a bordo de estação espacial

DA REUTERS

Dois astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional se preparam para um Natal não tão feliz assim, depois de terem sido instruídos a racionar comida e esperar que uma nave com mantimentos chegue no dia 26.
A tripulação da ISS tem suprimentos para apenas um mês, e deve esperar até depois do Natal pela chegada de uma nave de carga russa, disseram funcionários da agência espacial da Rússia.
O cosmonauta russo Salizhan Sharipov e seu colega americano Leroy Chiao foram instruídos a cortar da dieta uma quantidade de calorias equivalente a três latas de Coca-Cola -cerca de 10% da sua ingestão diária permitida, algo que faria pouca falta, segundo afirma a Nasa (agência espacial norte-americana).
Funcionários da agência russa, citados pela imprensa local, acusaram a tripulação anterior do complexo de comer mais do que deveria, deixando um déficit de carne e leite e um excesso de sucos e doces. "Eles têm comida para aproximadamente mais um mês. Depois disso, não poderão ter uma dieta balanceada", disse o porta-voz da Rosaviakosmos (agência espacial russa) Vyacheslav Mikhailchenko.
O lançamento da nave de carga Progress (não-tripulada) no dia 24 agora é vital para a tripulação, em órbita desde outubro. Se o lançamento não puder ser feito, os russos estudam evacuar a estação.
"Eu não chamaria de evacuação de emergência", disse Mikhailchenko. "Chamaria de conclusão antecipada da missão espacial."


Texto Anterior: Egiptologia: Faraó esquecido fez Esfinge, diz francês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.