São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 2005

Texto Anterior | Índice

COMPORTAMENTO

Testes foram feitos por meio da internet

Intuição feminina é mito, afirma estudo com 15 mil no Reino Unido

STEVE CONNOR
DO "INDEPENDENT"

A intuição feminina é um mito, segundo um estudo britânico. Um teste conduzido pela internet que verificou a capacidade de identificar a veracidade da expressão facial de uma pessoa revelou que, se é que há algo a concluir, os homens são até melhores que as mulheres quando o assunto é perceber se algo está errado. Mais de 15 mil pessoas participaram do experimento on-line durante duas semanas.
Os pesquisadores queriam testar o quão facilmente era possível dizer se o sorriso de uma pessoa era genuíno ou falso e se algumas pessoas eram melhores que outras para detectar os hipócritas.
As pessoas viram dez pares de fotografias com rostos sorridentes; um sorriso de cada par era genuíno e o outro, falso.
Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire em Hatfield, que organizou o teste para o Festival Internacional de Ciência de Edimburgo, na Escócia, disse: "Reunimos uma grande quantidade de informações, e análises iniciais já forneceram algumas descobertas fascinantes".
Antes de aplicar o teste, os cientistas pediam aos voluntários para que classificassem a própria habilidade intuitiva ao julgar o rosto de uma pessoa. As mulheres se classificaram mais freqüentemente como intuitivas, com 77% delas se dizendo altamente intuitivas, contra 58% dos homens.
Ainda assim, quando eles checaram os resultados da avaliação dos rostos, houve pouca diferença entre os sexos: os homens apontaram 72% dos sorrisos genuínos, contra 71% nas mulheres.
O mais intrigante foi que os homens pareciam ser mais capazes de detectar sorrisos falsos de mulheres. Eles apontaram 76% dos sorrisos falsos femininos, e as mulheres só detectaram 67% dos sorrisos falsos masculinos.
O estudo também tentou apontar qual parte da face dá mais pistas sobre veracidade de sorrisos.
Quando a parte de baixo da face era mascarada, a habilidade de detectar um sorriso falso se perdia, mostrando a importância da boca para expressar felicidade.
Wiseman disse que o estudo mostrou que os homens são melhores em fraudar um sorriso, com os participantes detectando apenas 65% dos sorrisos falsos masculinos, comparado a 74% dos sorrisos falsos femininos.


Texto Anterior: Pegada em fezes revela hábitos de réptil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.