São Paulo, Terça-feira, 12 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cérebro usa substância como a da maconha para combater dor

da Redação

Cientistas norte-americanos identificaram a liberação de uma substância analgésica pelo cérebro de ratos semelhante ao princípio ativo da maconha. A descoberta está na edição de hoje da revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".
A pesquisa foi chefiada por Michael Walker, professor de psicologia da Universidade Brown, em Providence, Rhode Island, nordeste dos EUA.
A anandamida, um canabinóide -substância semelhante ao tetrahidrocanabinol, ou THC, encontrado na planta Cannabis Sativa, a maconha-, provocou perda da sensibilidade à dor em ratos.
Os cientistas estimularam com descargas elétricas o cérebro dos animais anestesiados. Os níveis de anandamida aumentaram e os sinais cerebrais indicando dor diminuíram.
Em uma fase posterior do experimento, os ratos receberam injeções de formalina, uma substância química irritante que provoca dor prolongada. O cérebro reagiu com o aumento dos níveis de anandamida.
Os pesquisadores concluíram que a dor causa essa reação cerebral. "Uma das funções da transmissão química nessa região é modificar a sensibilidade à dor, e o cérebro usa a anandamida para esse propósito", disse Walker.
O desenvolvimento de um remédio que bloqueasse a degradação da anandamida poderia levar a novos tratamentos analgésicos, especialmente contra dores não afetadas por substâncias derivadas do ópio, como a morfina.
Para isso, mais pesquisas precisam ser feitas para determinar se existem outros canabinóides produzidos naturalmente no corpo e liberados pelo cérebro. Segundo Walker, muitos estudos indicam potencial de canabinóides contra dores crônicas.


Texto Anterior: Cientista deve doar prêmio
Próximo Texto: Causador de encefalite é identificado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.