São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2000

Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunidade científica está unida sobre transgênicos, afirma SBPC

DA ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

"Não existe racha na comunidade científica em relação aos organismos geneticamente modificados", afirmou ontem a presidente da SBPC, Glaci Zancan.
Zancan se referia ao documento assinado pela ABC (Academia Brasileira de Ciências) e à nota liberada pelo conselho da SBPC.
Zancan afirmou que ninguém pode ser contra a técnica da transgenia. Mas disse que, para a liberação de plantas geneticamente modificadas no ambiente, os estudos de impacto ambiental devem ser feitos em cada local, pois as plantas respondem de forma diferente às variações ambientais.
"O documento da ABC é mais universal, mas faz uma série de recomendações sobre esse ponto, assim como a nota da SBPC, que salienta a necessidade de estudos locais", esclareceu Zancan.
A presidente da SBPC salientou que a rotulagem (informação sobre os ingredientes contidos nos alimentos) não deve se restringir apenas aos produtos com ingredientes geneticamente modificados, mas deve constar, de forma detalhada, em todos os produtos, para que a população possa saber o que está comendo.

Produção de proteínas
Ontem à tarde, no simpósio "Impactos Sócio-Econômicos de Organismos Geneticamente Modificados", pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apresentaram plantas transgênicas como fonte de produção de proteínas de interesse para a saúde humana.
O pesquisador Elíbio Rech falou dos trabalhos de pesquisa em andamento na instituição, em conjunto com a Unicamp, para produção de insulina e de hormônio do crescimento humano na soja.
"O custo de produção de 1 g de proteína em plantas é 900 vezes mais barato do que em células animais", disse o pesquisador.

Texto Anterior: 52ª Reunião Anual da SBPC: Cientista cria vacina de DNA que pode prevenir e curar tuberculose