São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundos setoriais não financiam área estratégica da biotecnologia

DA ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

O MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) reconhece que uma área considerada estratégica pelo governo federal, a biotecnologia, não está contemplada nos fundos setoriais que irão auxiliar no financiamento da pesquisa no país.
"Esperamos, em parte, cobrir essa área com os fundos de saúde e agronegócios", disse Carlos Pacheco, secretário geral do MCT, durante o debate "Financiamento de Ciência e Tecnologia e Fundos Setoriais", realizado ontem na 52ª Reunião Anual da SBPC.
Os fundos de saúde, agronegócios e aeronáutica devem ser apresentados ao Congresso para aprovação até agosto.

Acesso à biodiversidade
Para a presidente da SBPC, Glaci Zancan, um tema que deve ser discutido pela comunidade científica é a forma de aproveitamento da biodiversidade brasileira.
Para Zancan, o Brasil deve participar do desenvolvimento de toda a cadeia de produção de medicamentos que possam vir a ser elaborados a partir do conhecimento da biodiversidade nacional.
A SBPC deve anunciar em breve uma posição oficial sobre o tema.


Texto Anterior: Comunidade científica está unida sobre transgênicos, afirma SBPC
Próximo Texto: Instituto prevê temperaturas até 5 graus mais altas na Amazônia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.