São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA CIENTÍFICA

Crise no câmbio prejudicou fomentos

Perez tem 4º mandato na Fapesp e diz que vai investir em internet

DA REDAÇÃO

O diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), José Fernando Perez, 58, foi reconduzido ontem para um quarto mandato no cargo. Há nove anos à frente da política científica do Estado, o engenheiro e físico vai ficar mais três e promete aumentar o financiamento à pesquisa tecnológica.
Apanhada de surpresa pela desvalorização do real, a fundação está numa situação que Perez define como de "equilíbrio orçamentário" e anunciou que vai aumentar o grau de exigência para o financiamento de projetos.
Ainda assim, o diretor científico afirma que não vai parar de financiar os chamados projetos especiais -como as redes de pesquisa do Genoma e do Biota. "Os programas vão continuar. A crise atual é de turbulência, e os recursos são suficientes", afirmou.
O novo projeto especial, Tidia (Tecnologia da Informação para Desenvolvimento da Internet Avançada), que começa no ano que vem, terá R$ 10 milhões da fundação para "transformar a internet em objeto de pesquisa".
Serão desenvolvidas redes de altíssima velocidade, e pesquisadas novas tecnologias de informação. "Devemos anunciar brevemente parcerias com a iniciativa privada", disse Perez à Folha.
Segundo o diretor científico, a pesquisa e o desenvolvimento na área deverá ser feita como a Internet 2, rede acadêmica desenvolvida nos EUA. "Alguns projetos [de pesquisa] hoje dependem crucialmente da internet", afirmou.
O piloto do Tidia será a construção de redes de altíssima velocidade ligando São Paulo, Campinas e São Carlos. (CA)



Texto Anterior: Amazônia: Convenção aumenta proteção para mogno
Próximo Texto: Panorâmica - Astronomia: Grupo sueco obtém imagens mais detalhadas da estrutura de mancha solar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.