São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

ONG usa Jesus contra carros de alto consumo
Motoristas de quatro Estados norte-americanos serão expostos em breve a uma campanha religiosa de conscientização ambiental com base na seguinte pergunta: "Que carro Jesus dirigiria?" (www.whatwouldjesusdrive.org). A iniciativa é do grupo ambientalista Rede Ambiental Evangélica, com sede na Pensilvânia.
Os anúncios de TV serão veiculados em Iowa, Indiana, Carolina do Norte e Missouri. Pedirão que sejam aposentados os SUVs ("sport utility vehicles"), como são chamados os jipões nos EUA. Jesus preferiria um automóvel menos gastador, sustenta o grupo.
"Questões econômicas são questões morais", afirma o reverendo Jim Ball, diretor-executivo da ONG evangélica. O grupo pretende convencer fiéis de que é seu dever considerar o impacto dos SUVs no clima da Terra (por consumirem mais combustível, eles lançam mais gás carbônico na atmosfera, contribuindo para agravar o efeito estufa).
Metade dos novos veículos vendidos nos EUA em 2001 foram jipões, minivans e picapes, o que aumenta o consumo médio de gasolina. No caso dos modelos 2003, a eficiência média caiu para 8,9 km rodados por litro de combustível.
"Os consumidores querem potência", justificou Eron Shosteck, da Aliança dos Fabricantes de Automóveis, coalizão de 13 montadoras.
(DA ASSOCIATED PRESS)



Texto Anterior: Panorâmica - Astronomia: Grupo sueco obtém imagens mais detalhadas da estrutura de mancha solar
Próximo Texto: Peso vivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.