São Paulo, sexta-feira, 14 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GENÉTICA

Experimento unindo cientistas de Harvard e MIT usou vírus para transportar DNA à medula óssea de animais

Terapia gênica cura camundongos com anemia falciforme

Um grupo de pesquisadores americanos desenvolveu um método de terapia gênica contra a anemia falciforme e conseguiu curar a doença hereditária em camundongos. A nova técnica corrigiu o defeito genético em roedores usando um vírus alterado.
O estudo, que reuniu o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e a Escola Médica de Harvard, sai na revista "Science" (www.sciencemag.org).
A anemia falciforme é causada por uma mutação no DNA que causa a deformação das hemácias (glóbulos vermelhos), as células sanguíneas que transportam oxigênio. As hemácias, que são arredondadas, adquirem forma de foice nos doentes, em razão de defeito estrutural na hemoglobina, a molécula que "segura" oxigênio.
Isso tudo reflete no enfraquecimento de alguns órgãos, como o baço. As hemácias deformadas também podem obstruir vasos sanguíneos e causar derrames.
O que o vírus criado pela equipe de Harvard fez foi usar cópias corretas do gene para substituir cópias mutantes nas células da medula óssea, responsáveis por produzir sangue. O microorganismo usado foi um retrovírus com código genético humano e de HIV.
Para o pesquisador Marco Antônio Zago, diretor do Centro de Terapia Celular da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, a técnica deve ter grande impacto na saúde pública, se um dia puder ser aplicada em humanos.
"A anemia falciforme é a doença genética mais comum do mundo e a que é conhecida há mais tempo", diz Zago. No Brasil 1 a cada 130 pessoas tem o problema.
O tratamento dos doentes hoje pode ser feito com penicilina, para prevenir infecções em órgãos debilitados, e hidroxiuréia, que estimula uma reação. O transplante de medula, capaz de corrigir o problema, é arriscado e leva muitos pacientes à morte. Segundo Zago, poucos portadores da doença chegam aos 30 anos.
O médico conta que já existe um sucesso razoável com terapia gênica contra outras doenças, como hemofilia, mas a anemia falciforme tinha um desafio a mais.
"Você tem de corrigir a maior parte das células. Não adianta o portador da doença ter apenas algumas hemácias saudáveis", diz. Nos camundongos curados em Boston, 99% das hemácias passaram a ser normais.

Contra a clonagem
Pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem indica que 83,8% dos brasileiros são contra clonagem humana com fins reprodutivos e 51,4% rejeitam qualquer tipo de clonagem, mesmo a terapêutica.

Texto Anterior: Conquista do pólo por Amundsen faz 90 anos