São Paulo, sexta-feira, 14 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Índice

FHC aponta crescimento da ciência no Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso comparou ontem a produção científica brasileira a um chuvisco, ao discursar na solenidade de entrega dos prêmios Jovem Cientista e Jovem Cientista do Futuro.
"Dada a imensidão [do país", sempre parece que [a atual produção científica" é uma gota d'água. Mas não é. Pelo menos começa a ser uma chuva. Ainda não é de verão, mas já começa a ser um chuvisco de conhecimento internacional da produção científica brasileira".
Segundo o presidente, "é isso que nos dá, realmente, a possibilidade de falar com firmeza no concerto das nações", diz. "Porque acreditamos, efetivamente, que estamos construindo um país mais competente."
A "Science" publica hoje o sequenciamento do genoma da bactéria Agrobacterium. A pesquisa envolveu quatro brasileiros: João Carlos Setúbal, João Paulo Kitajima e Vagner Okura, da Unicamp, e Nalvo Almeida Júnior, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.


Texto Anterior: Genética: Terapia gênica cura camundongos com anemia falciforme
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.