São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha enviou o primeiro jornalista brasileiro à região

DA REDAÇÃO

O envio de dois repórteres -Marcelo Leite e Toni Pires- para cobrir a primeira expedição científica brasileira ao interior da Antártida e acompanhar pesquisas no manto de gelo dá continuidade à tradição da Folha de cobrir atividades nacionais no continente gelado.
Logo depois que foi criado o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), em 1982, o jornal teve o primeiro enviado especial à região, Ulisses Capozzoli, hoje editor da revista "Scientific American Brasil". Ele esteve por duas vezes na Antártida, em 1985. Suas viagens foram a bordo do NOc (Navio Oceanográfico) Professor W. Besnard, da USP, de 49 metros de comprimento, que há muito não navega mais para o continente.
Em dezembro de 2001, foi a vez dos jornalistas Claudio Angelo (atual editor de Ciência da Folha) e Toni Pires -que agora retorna como repórter fotográfico. Eles passaram 16 dias a bordo do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (de 75 metros), acompanhando pesquisas brasileiras na costa antártica.


Texto Anterior: No coração da Antártida
Próximo Texto: + Marcelo Leite: Raposa(s) no Supremo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.