São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Equipe do "Big Brother Marte" simula caminhada no planeta

Russo e italiano vestiram traje espacial de 32 kg em experimento

DA REUTERS

Os integrantes do experimento Mars 500, que simula uma viagem de ida e volta a Marte, "pousaram" ontem na réplica de uma cratera no planeta vermelho.
A simulação da cratera Gusev, que já foi visitada de verdade por um dos jipes-robôs da Nasa, fica nos arredores de Moscou, ao lado do módulo onde os integrantes do experimento passaram os últimos meses.
O pouso marca o fim da primeira metade do período de 520 dias do projeto, cujo objetivo é simular o estresse físico e emocional do confinamento durante uma viagem real a Marte.
Participam do experimento, apelidado de "Big Brother marciano", seis homens, cidadãos da União Europeia, da China e da Rússia. O experimento é uma parceria entre as agências espaciais russa e europeia.
O controle da missão divulgou imagens do russo Alexander Smoleyevsky e do italiano Diego Urbina caminhando sob o peso de 32 kg do traje espacial, dentro de uma sala escura, cheia de areia e pedras, cujo objetivo é imitar a superfície marciana. A dupla também simulou medições científicas.


Texto Anterior: Pinguins sem-teto são enviados para aquário dos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.